Educação Física Escolar e Inclusão Social

400 Horas     Quinzenal Especialista     avise-me

A Educação Física, como componente da área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias da LDB 9.594/96, restabeleceu sua importância na escola. O professor de Educação Física, por sua vez, é mais exigido quanto à sua qualificação e atuação. O curso, por meio de uma sólida fundamentação científica e de uma matriz curricular atualizada, proporciona ao profissional da Educação Física possibilidades de aprofundar seus conhecimentos didático-pedagógicos para atuar na Educação Física Escolar, tendo em vista o processo de inclusão social enquanto conjunto de meios e ações que combatam a exclusão aos benefícios da vida em sociedade. Contribui assim para o processo de formação de educadores com possibilidades de melhorar a história do dia-a-dia da escola, acreditando que a partir da construção de um coletivo que partilhe e discuta os avanços e as dificuldades do contexto escolar, especificamente do contexto da Educação Física Escolar, é possível desenvolver mudanças concretas.

Objetivo do Curso

Oferecer subsídios didático-metodológicos aprofundados relacionados ao Ensino de Educação Física na Educação Básica, de forma a estimular a construção de práticas educativas coerentes aos atuais desafios do panorama educacional brasileiro que englobem o combate à exclusão social provocadas por classe social, educação, idade, deficiência, sexualidade, religiosidade ou preconceitos raciais.

Público Alvo

O curso de Pós-Graduação em Educação Física Escolar destina-se aos profissionais da Educação Física e a demais graduados em áreas correlatas.

Disciplinas do Curso

  • Atuação Profissional em Ambientes Escolares: estado, sociedade e políticas de inclusão social Carga Horária: 35h
    LUIS EDUARDO MORAES SINÉSIO
  • Criança e adolescente em situação de vulnerabilidade social Carga Horária: 35h
    RENATO LIMA DE AGUIAR
  • Didática na Educação Física Escolar Carga Horária: 35h
    RAFAEL PRESOTTO VICENTE CRUZ
  • Educação Física aplicada às Deficiências Físicas Carga Horária: 35h
    IANAMARY MONTEIRO MARCONDES
  • Educação Física aplicada às Deficiências Sensoriais e Intelectuais Carga Horária: 35h
    GERSON FALCÃO ACOSTA
  • Educação Física e Pluralidade Cultural Carga Horária: 35h
    EDMÉIA PACHECO DE OLIVEIRA
  • Fundamentos da Educação Inclusiva e Acessibilidade Carga Horária: 35h
    ANA CARLA GOMES ROSA
  • O corpo e o movimento como inclusão social (ed. inf., fund. e médio) Carga Horária: 35h
    VERA LÍCIA DE SOUZA BARUKI
  • Psicologia da Educação e Aprendizagem Carga Horária: 35h
    JEFERSON RENATO MONTREOZOL
  • Tecnologias Assistivas aplicadas no contexto escolar Carga Horária: 35h
    MAYSA DE OLIVEIRA BRUM BUENO
  • Desenvolvimento e Defesa do Artigo Final Carga Horária: 10h
    RODRIGO ARANDA SERRA
  • Metodologia de Elaboração do Artigo Final Carga Horária: 40h
    RODRIGO ARANDA SERRA

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